Ingredientes_Ervas_05_Preto

Café Sensorial com Terpenos

 

O café é uma bebida sensorial, que envolve uma experiência de sabor, fragrância, aroma, doçura, acidez, corpo, equilíbrio. Para seu sucesso, depende desde sua origem, a partir de um grão cultivado em solo apropriado, através de processos cautelosos e controlados de manejo, torrefação e fermentação. A preocupação, transformada em cuidado, nos fez desenvolver produtos que permitissem um melhor aproveitamento de sensações, e não somente elas, mas também da funcionalidade das ações benéficas ao organismo. A Café Blends do Brasil desenvolveu blends de cafés, plantas, especiarias e terpenos para a modernidade e funcionalidade da experiência gourmet.

Nosso corpo recebe através dos grãos torrefados e fermentados, o estímulo trazido pela cafeína, um alcaloide, e assimila suas propriedades terapêuticas. Além dela, grande número de compostos naturais bioativos estão presentes no café, como os polifenois antioxidantes, o ácido cafeico, alcaloides como a trigonelina – grande responsável pelo aroma característico da bebida – e terpenos, especialmente o cafestol e caveol. Podemos também citar o ácido clorogênico, encontrado nos grãos verdes, e famoso por suas propriedades no emagrecimento. Os efeitos funcionais originados por estes compostos, dependem do tipo e produção do café, da forma como é torrefado, o tempo e a velocidade dos processos, o tipo e as condições da filtragem ou extração, a proporção de água utilizada, o tamanho da moagem e a duração do processo da coagem.

Quando os grãos passam por etapas com mais alta temperatura, o calor é capaz de eliminar uma boa quantia dos seus compostos antioxidantes e terpenos encontrados originalmente. Quando são menos expostos ao calor, mantem uma quantidade maior de nutrientes, como ocorre com as torrefações mais leves. Já a cafeína, é termoestável, sua quantidade e qualidade não são influenciadas com o processo. Sabendo disto, desenvolvemos produtos autorais, que aguçam olfato e paladar, com efeitos positivos no organismo. Agregamos blends de terpenos aos grãos, substâncias naturais encontradas nas plantas, inclusive na cannabis e no lúpulo, por suas ações aromáticas e palatáveis terapêuticas e confortantes. Em nossos produtos com moagem, ampliamos as experiências sensoriais e com ações no corpo, com plantas, cogumelos e especiarias, em composições únicas e inovadoras.

Nossos grãos da região paulista de Espírito Santo do Pinhal: Terra Cafeeira

Robusta da Amazônia
Coffea canhefora robusta

Corpo aveludado, doçura natural floral e de especiarias, acidez sutil frutada, com retrogosto marcante. Níveis de cafeína mais acentuados do que o do café arábica, aumentando os níveis de energia. Rico em caveol. A espécie vem tomando espaço no mercado, devido premiações e reconhecimento.

Arábica
Coffea arabica

Sabor mais intenso e marcante que o café robusta, com aroma acentuado e refinado. É o café mais reconhecido mundialmente. Ações antioxidantes, melhora do humor e combate a depressão, são alguns de seus benefícios citados em evidências científicas. Rico em cafestol e caveol.

Terpenos no Café Sensorial

Terpenos são moléculas produzidas naturalmente pelas plantas para sua sobrevivência, com aroma, propriedades terapêuticas e antioxidantes, muito encontrada nas extrações de óleos essenciais. Nas flores e folhas, atraem e repelem insetos, animais e microorganismos, e nos seres vivos, tratam, acalmam e estimulam,

O mundo mudou, e as pessoas hoje procuram cada vez mais alternativas naturais e sustentáveis, para obter experiências e viver seu dia a dia. Seu café também mudou. As propriedades dos terpenos vêm sendo cada vez mais estudadas e comentadas, e apesar de necessitarem extrações laboratoriais, são alternativas naturais com diversas funções. Pensando nisto, adicionamos ainda mais funcionalidade e sensações na experiência usual e cotidiana que é o ato de beber café.

Ele próprio, já é rico em terpenos, especialmente o Caveol e Cafestol, que infelizmente durante o processo de torrefação e preparo da bebida acabam tendo suas quantidades reduzidas. Normalmente, os métodos de preparo que mais preservam a quantia de terpenos e antioxidantes é o método das bebidas não filtradas, como pela prensa francesa e café expresso. Conseguimos obter uma composição única e inovadora que mantem na medida certa ao conforto dos sentidos os benefícios experimentados por um café de altíssima qualidade incrementado de maneira gourmet com a onda de sensações dos terpenos.

As flores de Cannabis são ricas em canabinoides, compostos antioxidantes, e terpenos. Devido a combinação de seus químicos naturais produzidos pela planta, é capaz de exercer diversas ações terapêuticas, e tem sido cada vez mais conhecida e estudada. Com o melhoramento genético, diversas strains foram desenvolvidas, com composições únicas de aroma e efeitos terapêuticos, proporcionadas pelos terpenos das plantas. Infelizmente, isto nos distanciou das 3 espécies originais, indica, ruderallis e sativa, mas nos trouxe espécies novas e únicas, repletas de bioativos terapêuticos e sensoriais. Infelizmente, a planta ainda é proscrita no país, em meio a grandes frentes médicas e de pacientes que lutam pela normatização legislativa.

Os blends de terpenos que utilizamos em nossos cafés são constituídos e inspirados pensando nessas flores, apesar de não serem extraídos delas, através da combinação única que traz essa experiência sensorial. São adicionados na composição de nossos grãos para estimular olfato e paladar. Eles são capazes, além de confortar, de ações anti-inflamatórias, relaxantes, estimulantes e revigorantes, de forma natural e segura.

Nossos Blends de Cafés em Grãos

Nossos Blends de Cafés Moídos

Referências Bibliográficas
  • Cox-Georgian, D., Ramadoss, N., Dona, C., & Basu, C. (2019). Therapeutic and Medicinal Uses of Terpenes. Medicinal Plants: From Farm to Pharmacy, 333–359. https://doi.org/10.1007/978-3-030-31269-5_15
  • de Melo Pereira GV, de Carvalho Neto DP, Magalhães Júnior AI, do Prado FG, Pagnoncelli MGB, Karp SG, Soccol CR. Chemical composition and health properties of coffee and coffee by-products. Adv Food Nutr Res. 2020;91:65-96. doi: 10.1016/bs.afnr.2019.10.002. Epub 2020 Jan 11. PMID: 32035601.
  • Hanuš, L. O., & Hod, Y. (2020). Terpenes/Terpenoids in Cannabis: Are They Important?. Medical cannabis and cannabinoids, 3(1), 25–60. https://doi.org/10.1159/000509733
  • Silveira-Souto, M. L., São-Mateus, C. R., de Almeida-Souza, L. M., & Groppo, F. C. (2014). Effect of Erythrinamu lungu on anxiety during extraction of third molars. Medicina oral, patologia oral y cirugia bucal, 19(5), e518–e524. https://doi.org/10.4317/medoral.19511
  • Todorova V, Ivanov K, Delattre C, Nalbantova V, Karcheva-Bahchevanska D, Ivanova S. Plant Adaptogens-History and Future Perspectives. Nutrients. 2021 Aug 20;13(8):2861. doi: 10.3390/nu13082861. PMID: 34445021; PMCID: PMC8398443.